9.3.14

O que é Glitch Art?



  Antes de tudo, preciso informar que essa explicação não é um tutorial, fiz um vídeo explicando detalhadamente como executar algumas técnicas, em breve publico no Youtube. Continuando...
  
  Quando pensamos no caos também lembramos da ordem das coisas. 
Tudo previamente moldado e direcionado com um propósito (ou não). Achamos estranho aquilo que vai contra essa ordem. Porém, quando se pode modificar a rotina, fazemos. Estamos acostumados a criar tudo sob uma ordem nossa, um controle daquilo que queremos expressar. Cada vez mais, temos ferramentas novas da tecnologia em busca do que achamos "perfeito". Quando nos deparamos com o Glitch Art, a princípio pode parecer estranho, algo sem "beleza". Mas foi isto que aconteceu, por exemplo, com a música Punk, que na época era uma reação contra o Rock in Roll comercial hype polido. Assim o Glitch é a reação contra esse hiper-realismo retratado na mídia contemporânea. 
  
  Quando criamos um arquivo digital, seja ele qual for, uma imagem estática, um vídeo ou um arquivo de som, geralmente usamos ele de acordo com a sua extensão, como ´por exemplo, uma música é baixada e colocada no seu MP3 para rodar e você escutar ela. Mas se você modificar apenas a extensão .MP3 para .RAW, abrir em um editor de imagem, que provavelmente será o photoshop, você verá o áudio. Cada bit se torna uma representação visual do que está dentro daquele arquivo de som. Então você salva essa imagem e abre em um editor de texto, e surgem vários códigos que não sabemos e nem entendemos aquilo, mas nos atrai justamente pelas possibilidades inesperadas.

  Eu sou um grande defensor da ideia de que o processo é a parte mais importante. Processo é capacitar as pessoas a entender as ferramentas e entender que a arte está naquilo que, não apenas vemos, mas também sentimos e na nova compreensão de uma linguagem computacional. 



Nessa imagem, foi modificada apenas uma letra de todo o código. 
Podemos ver a mudança tanto de pixels quanto de cores. Ela também se deslocou quase que na metade para a direita.
Várias mudanças em apenas uma letra.
O Glitch Art tem muito o que surpreender.
Esse método fiz foi usando o código hexadecimal da imagem através do software NotePad + + (Bloco de Notas).

   Existem várias e várias formas de corrupção da imagem, vídeo, música, digamos que somos cientistas manipulando o dna da tecnologia escolhida. 

   Muito obrigado por acompanhar o que produzo, em breve publicarei mais conteúdos aqui.
   Se cuidem.